Reabilitação das Dores na Coluna

Reabilitação das Dores na Coluna

Reabilitação das Dores na Coluna

#image_title

Você sabe como funciona a reabilitação das dores na coluna?

Todo processo de tratamento deve sempre começar com uma boa avaliação. Nesta avaliação nós procuramos reconhecer quais são as queixas principais de cada paciente, assim como seus objetivos e dificuldades. Também fazemos uma revisão geral do histórico de saúde pois vários problemas viscerais podem afetar a coluna gerando dor, então é importante entender como o corpo está se organizando e funcionando.

Após realizar esse levantamento nós vamos para o exame físico onde buscamos de forma minuciosa e detalhada, encontrar a verdadeira causa das suas dores por meio de testes ortopédicos e neurológicos.

Assim que identificamos qual é o tecido afetado iniciamos um planejamento terapêutico que envolve todas as intervenções que serão utilizadas durante o tratamento.

Nosso objetivo inicial é controlar a dor dos pacientes, tendo em vista que por muitas vezes a dor incapacita os movimentos e quanto menos uma pessoa se movimenta, maiores são suas dores. Nessa fase podemos utilizar as técnicas de terapia manual (Mulligan, Maitland, Manipulações vertebrais osteopáticas e quiropráticas e técnicas de relaxamento).

Tendo melhora considerável da dor, entramos na fase de atividade física onde realizamos vários exercícios específicos para melhorar a força muscular, a flexibilidade e principalmente trabalhar o medo de se movimentar após uma crise de dor aguda.

Em todo o processo de reabilitação abordamos a Neuroeducação em Dor que consiste em um processo de educação do paciente sobre os mecanismos que estão desencadeando o seu problema atual e como o sistema nervoso pode controlar isso. Nesta abordagem empoderamos cada paciente a ter o controle sobre seus hábitos de vida e o quanto eles são importantes em seu processo de cura.

Já na fase final trabalhamos exercícios globais de condicionamento físico e gestos específicos que antes eram impossibilitados de fazer por conta da dor.

Também introduzimos o hábito dos exercícios domiciliares que devem ser realizados conforme a orientação do fisioterapeuta para que seus resultados sejam alcançados de forma rápida e eficiente.

Todo programa é baseado na melhor evidência científica atual e na individualidade de cada indivíduo sempre respeitando seus gostos, seus objetivos e sua história.

 

Dr. Ricardo Augusto Costa

Graduado em Fisioterapia pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM).

Compartilhe!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin

Veja Também

Posts recentes

Fale conosco